01. A compreensão de tiras não verbais por jovens com trissomia do cromossomo 21
Resumo
As tiras são consideradas um subtipo de história em quadrinhos nas quais o humor e o sentido são estabelecidos por meio de recursos verbais e não verbais (MARCUSCHI, 2008). A utilização da linguagem não verbal é importantes porque estimula a estruturação do pensamento e a produção da linguagem. Este trabalho objetiva refletir acerca da compreensão de tiras não verbais por jovens com Trissomia do cromossomo 21, identificando as dificuldades existentes e elencando as estratégias de intervenção mais efetivas. Como fundamentação teórica foram utilizados os pressupostos da Linguística textual e Teoria Histórico Cultural. Os participantes são oito jovens integrantes do grupo “Fala Down” vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Estudos em Neurolinguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Os dados foram coletados durante encontros realizados semanalmente durante um trimestre, via Google Meet, com duração de uma hora. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou em suas transcrições as normas conversacionais propostas por Marcuschi (1995). Inicialmente, houve a apresentação e discussão dos acontecimentos expressos nas tirinhas e, em seguida, as pesquisadoras intervieram, fazendo novos questionamentos. Os resultados evidenciaram a dificuldade dos jovens com T21 em analisar a figura em sua totalidade e compreender o sentido da tira. Após a intervenção das pesquisadoras com o fornecimento de pistas, os participantes realizaram associações importantes ampliando a compreensão. Acreditamos que a interação e a presença de um contexto problematizador contribuem para que os jovens trissômicos avancem na compreensão do sentido e das relações constituídas a partir elementos verbais e não verbais presentes nas tiras.