20. Aspectualização de perífrases com o verbo de movimento “chegar”: uma proposta didática para o ensino da auxiliaridade verbal no português do Brasil
Resumo
Neste trabalho, cujo enfoque está na língua em uso, apresentamos uma proposta didática para o ensino da auxiliaridade verbal no Português falado no Brasil. Para isso, mostramos como, nas perífrases verbais, o verbo de movimento em posição V1, pode exercer função de auxiliar aspectual e produzir várias significações em estruturas do tipo [V1 (x) + V2]. Neste intuito, elaboramos uma proposta didática para turmas do 9 ano do Ensino Fundamental, a partir do que propõe: i) a linguística Cognitiva (LAKOFF, 1987; LAKOFF; JOHNSON, 1980; LANGACKER, 1987; TAYLOR, 1995; FILLMORE, 1982; FILLMORE; KAY; O’CONNOR, 1988); ii) a Gramática das Construções (LANGACKER, 2009; GOLDBERG, 1995; 2006; BYBEE, 2010; 2015); e iii) a Linguística Funcional Centrada no Uso (DIEWALD, 2002; TRAUGOTT; TROUSDALE, 2012; 2013) em consonância às orientações Curriculares Nacionais (BRASIL 1998; 2018). Nossa hipótese é a de que o estudante possa ampliar o seu aprendizado sobre a gramaticalidade do verbo na Língua Portuguesa, se exposto à reflexão sobre os usos linguísticos em aulas de Português que tratem da auxiliaridade verbal, ultrapassando a abordagem lexical.