32. Ensino Médio Profissionalizante: uma construção conceitual sob um olhar crítico-reflexivo

Autores

  • MAIA, Israel de Paula (IFTO)
  • SILVA, José James Torres da (IFTO)
  • SILVA, Paulo Hernandes Gonçalves da (IFTO e UFT)

Resumo

     O presente artigo demonstra perspectivas de construção conceitual do Ensino Médio Profissionalizante sob um olhar crítico reflexo. Observa-se que para se reverberar sobre as perspectivas dessa modalidade de ensino frente às mudanças da legislação, é necessário lançar um olhar sobre o seu histórico, sobre a própria educação brasileira, sobretudo, na debatida dualidade entre formação geral e profissional. Objetivou-se analisar os discursos e olhares em conjunto com a orientação da educação profissional tecnológica para um projeto de formação humana integral. A metodologia ocorreu com base na revisão bibliográfica, nas considerações conceituais e nos recortes de postagens nas redes sociais. Tem-se como resultado alcançado o reconhecimento da necessidade de se permitir aproximação desse campo educacional com outros que se ocupam de questões específicas dos sujeitos e dos lugares de construção de sua existência social, crítica, reflexiva e de cidadania.

Palavras-chave:

Conceito. Ensino profissionalizante. Nível Médio.

Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

Artigos