35. Estratégias de planejamento no processo de construção de resenhas acadêmicas
Resumo
Neste trabalho, analisaremos dados de processos de elaboração de quatro resenhas acadêmicas escritas por estudantes universitárias, com vistas a averiguar as diferentes estratégias de planejamento utilizadas por elas durante o processamento textual. Entendendo que escrever é um trabalho sócio-histórico que envolve empenho e reflexão e que é realizado em diversas etapas, tomamos como base para as nossas reflexões os modelos de escritura elaborados por Flower e Hayes (1980; 1981) e Prado (2019), e destacamos a etapa de planejamento que, segundo os autores, consiste em gerar e organizar ideias, recuperando conhecimentos na memória de longo prazo e estruturando-os de maneira a dar sentido à composição. Nossos dados comprovam que o planejamento pode acontecer de modo ordenado e completo ou fragmentado e desconectado, de maneira escrita ou abstrata, a depender de quem escreve, e, independentemente da estratégia utilizada, chega-se a um único objetivo: o texto pronto, demonstrando, assim, que escrever não é um processo estanque, rígido, linear e pré-definido, mas um trabalho controlado pelo sujeito escrevente, de acordo com suas estratégias e objetivos pretendidos.