50. O ensino literário na escola: diálogos entre o letramento literário e a formação de leitores
Resumo
Este artigo analisa o ensino de literatura na escola, retratando a formação de leitores por meio do letramento literário e suas contribuições para esse conjunto de conhecimentos. A análise desse fenômeno é dada pela mobilização de concepções perante o seguimento do projeto literário, desenvolvido na Escola Comunitária de Augustinópolis. Interessa-nos discutir como o ensino da leitura literária em espaços formais de educação, a qual em contato com diversas culturas pode promover a formação de cidadãos em aspecto integral. Como aparato teórico-metodológico, teremos como base as ideias de autores tais como Barros (2016), que discutiremos a função da instituição escolar para a formação de um sujeito crítico; assim como Cosson (2021) demonstrando a relevância do letramento literário no currículo escolar, Kleiman (2001) com o ensino de leitura neste percurso, juntamente com a formação do leitor, entre outros teóricos. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir de uma revisão bibliográfica, pautado em leituras e visão aprofundada das questões sobre a relação escola–literatura–alunos. Como resultados de pesquisa, constatou-se que variados fatores interferem no processo de ensino de leitura para a formação de leitores.