69. Um estudo sobre a Educação Infantil enquanto etapa de alfabetização, letramento e desenvolvimento linguístico: a prática dos campos de experiência na garantia dos direitos de aprendizagem
Resumo
A Educação Infantil (EI) enquanto etapa de atendimento a criança em anos iniciais, é pautada sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que estabelece orientações mínimas as instituições educacionais. Por estar compreendida a fase pré-escolar, estende-se a EI a discussão acerca da finalidade da alfabetização, letramento e desenvolvimento linguístico. Portanto, intenciona- se identificar nos campos de experiência e nos direitos de aprendizagem o real objetivo do planejamento docente. O trabalho se desenvolverá através da revisão literária e bibliometria de autores que se envolvem com o tema. Segundo as DCNEI (Parecer CNE/CEB nº 20/09) a criança deve ser imersa as variadas formas de expressão, sejam elas: gestual, verbal ou musical. Os eixos estruturantes interações e brincadeiras, revelam o sentido exploratório referente a forma a qual desenvolvimento da aprendizagem deve ocorrer neste período. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, uma vez que busca retratar um levantamento documental.