72. Uma proposta multimodal e cognitiva de análise de videoaulas: os articuladores multimodais em interações

Autores

  • PIRES, Ane (UESB)
  • LISBOA, André (UESB)
  • AVELAR, Maíra (UESB)

Resumo

     Este trabalho tem como objetivo examinar o processo cognitivo envolvido no funcionamento de dois articuladores multimodais, os gestos manuais e a direção do olhar, em videoaulas de língua portuguesa abrigadas no YouTube. Para isso, escolhemos dois vídeos, cujos temas são conteúdos de aulas da língua portuguesa, disponibilizados no “Canal Futura”. Do ponto de vista teórico, fundamentamos a nossa pesquisa a partir de duas linhas teóricas: a primeira, que trata dos gestos manuais e a segunda, que trata da direção do olhar, ambas no contexto interativo da sala de aula tradicional e no contexto de videoaulas. Do ponto de vista metodológico, analisamos as ocorrências selecionadas pelo software ELAN, uma vez que esse programa nos permite realizar anotações complexas de dados audiovisuais. Nos resultados, verificamos a importância do gesto manual e da direção do olhar para a comunicação e aprendizado na elucidação de informações da fala. Portanto, discutimos, a partir dos resultados obtidos, que a realização de movimentos a partirdos articuladores multimodais que fazem parte da comunicação não-verbal, especialmente mencionados no contexto interativo aqui investigados, é essencial para a cognição humana, pois, eles participam ativamente da realização, elucidação e troca de informações.

Palavras-chave:

Multimodalidade. Gestos manuais. Direção do olhar.

Downloads

Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

Artigos