07. Compêndio para o ensino dos surdos-mudos: Um olhar historiográfico sobre a descrição da linguagem dos signaes naturais

Autores

  • BATISTA DOS SANTOS, Tiago (UFF e unigranrio)
  • SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães (UFF)

Resumo

     Conhecer o passado é um caminho para encontrar respostas para questões contemporâneas. A revisita aos documentos e a leitura historiográfica nos permitem entender pensamentos e reflexões que fizeram parte de um determinado período ou corrente histórica sob a ótica de questões que emergem em nosso presente. As discussões acerca da descrição das línguas de sinais ganharam bastante força após as pesquisas que deram status linguísticos para essas línguas, na segunda metade do século XX. No caso da Libras, Língua Brasileira de Sinais, a partir dos anos de 1980 daquele século, foram publicados uma série de trabalhos que contribuíram para compreendermos o seu funcionamento. Esta pesquisa busca revisitar o Compêndio de Ensino aos surdos-Mudos, texto publicado em 1871, em que é realizada uma descrição dos Sinais naturais utilizados pelos surdos. O texto analisado trata da terceira edição, reimpressão feita logo após o congresso de Milão. Nesta investigação, utilizamos como base teórica elementos da historiografia da linguística e ancoramos a discussão com base na análise textual, a fim de compreender como os Sinais aparecem descritos, organizados e sua finalidade na educação. Esse é um dos primeiros materiais contendo a descrição da forma natural de comunicação dos surdos publicado no Brasil, em português. Uma pesquisa de base historiográfica que apresenta como o Compêndio de Ensino aos surdos-Mudos faz a descrição dos sinais naturais e que elementos gramaticais, fonológicos, sintáticos e semânticos estão presentes nesse trabalho.

Palavras-chave:

Historiografia. Sinais naturais. Surdos-mudos.

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Publicado

05-05-2024

Edição

Seção

Artigos