08. Explorando o multiculturalismo: compreendendo as dinâmicas sociais e culturais contemporâneas
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca do Letramento Digital como forma de (re)pensar pesquisa na e pela escola utilizando a Internet, computadores, tablets, dispositivos móveis e plataformas de inteligência artificial, perpassando práticas de letramento digital na escola, de formas planejada e internacionalizada, buscando o desenvolvimento de aprendizagens que levem à formação e construção da cidadania digital de educandos na Educação Básica. Para tanto, recorre-se à luz de aportes teórico da Linguística Aplicada, como Moita Lopes (2012), mais especificamente sobre Letramento Digital, a saber: Coscarelli, (2007 e 2016) e Ribeiro, (2016), Nóvoa (2022); Pedagogia dos Multiletramentos, assim como Documentos Oficiais como BNCC (2018) e estudiosos da Educação como Saviani (2008), Alves (2023), dentre outros; compreendendo tais reflexões como suporte e contribuições sobre discussões relacionadas ao papel do digital para a formação de pessoas na/da era das tecnologias digitais sob a perspectiva de visão pós-estruturalistas de concepção da inserção do ser humano na sociedade moderna.