10. Letramento digital como forma de (re)pensar a pesquisa na e pela escola

Autores

  • ALVES, Nilson Roberto de Novaes (UESB)
  • ALVES, Rosana Ferreira (UESB)

Resumo

     Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca do Letramento Digital como forma de (re)pensar pesquisa na e pela escola utilizando a Internet, computadores, tablets, dispositivos móveis e plataformas de inteligência artificial, perpassando práticas de letramento digital na escola, de formas planejada e internacionalizada, buscando o desenvolvimento de aprendizagens que levem à formação e construção da cidadania digital de educandos na Educação Básica. Para tanto, recorre-se à luz de aportes teórico da Linguística Aplicada, como Moita Lopes (2012), mais especificamente sobre Letramento Digital, a saber: Coscarelli, (2007; 2016) e Ribeiro, (2016), Nóvoa (2022); Pedagogia dos Multiletramentos, assim como Documentos Oficiais como BNCC (2018) e estudiosos da Educação como Saviani (2008), Alves (2023), dentre outros; compreendendo tais reflexões como suporte e contribuições sobre discussões relacionadas ao papel do digital para a formação de pessoas na/da era das tecnologias digitais sob a perspectiva de visão pós-estruturalistas de concepção da inserção do ser humano na sociedade moderna.

Palavras-chave:

Aprendizagens. Pesquisa. Letramento Digital.

Downloads

Publicado

15-09-2024

Edição

Seção

Artigos