14. Um ensaio sobre a educação bilíngue de surdos na perspectiva da decolonialidade, da translinguagem e da multimodalidade

Autores

  • ARAÚJO, Danielle Reis (UERJ e INES)
  • NASCIMENTO, João Paulo da Silva (UERJ e SME-RJ)

Resumo

     O presente trabalho explora abordagens epistemológicas para a educação de surdos, integrando perspectivas decoloniais, translíngues e multimodais. O ensaio destaca a importância de superar paradigmas coloniais na educação, reconhecendo a diversidade linguística e cultural das comunidades surdas. A translinguagem é apresentada como uma prática que vai além das fronteiras linguísticas, encorajando o uso de diferentes línguas e modos de comunicação. Além disso, a abordagem multimodal destaca a relevância de recursos visuais e gestuais nos processos de ensino-aprendizagem de surdos. O texto, portanto, destaca a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas, culturalmente sensíveis e embasadas epistemologicamente por pressupostos da Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, para promover uma educação mais equitativa e eficaz para as comunidades surdas na perspectiva bilíngue que hoje se engendra.

Palavras-chave:

Decolonialidade. Multimodalidade. Educação de surdos.

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Publicado

15-09-2024

Edição

Seção

Artigos