05. Contribuições dos estudos sociolinguísticos variacionistas para o ensino–aprendizagem da EJA

Autores

  • MACHADO, Lucas de Souza (UEMS)
  • BUENO, Elza Sabino da Silva (UEMS)

Resumo

     A Educação para Jovens e Adultos é pensada como uma educação ao longo da vida e construída para a população que não teve oportunidade de estudar ou prosseguir nos estudos regularmente. Essa premissa nos levou a refletir acerca de nossa inquietação, acerca do conceito e das atribuições da EJA como modalidade de escolarização, seu percurso histórico, os marcos legais dessa modalidade e como os estudos da Sociolinguística variacionista podem contribuir para com esse processo de ensino e aprendizagem e, desta forma, essa pesquisa se justifica. Intencionamos, portanto, apresentar uma proposta para o ensino–aprendizagem na EJA à luz dos estudos sociolinguísticos variacionistas com vistas numa aula de caráter investigativo, a fim de suscitar no ambiente de sala de aula a pesquisa e investigação científica.

Palavras-chave:

EJA. Ensino–aprendizagem. Sociolinguística Variacionista.

Downloads

Publicado

19-12-2020

Edição

Seção

Artigos