01. A contação de história como dispositivo para o desenvolvimento da linguagem oral em crianças autistas
Resumo
Este trabalho apresenta algumas das contribuições da Contação de história na Educação Infantil para o desenvolvimento da linguagem oral em crianças com Síndrome do Espectro Autista. O espaço de pesquisa foi uma escola privada de Porto Seguro que, por razões ético-científicas, terá o nome resguardado, haja vista que não houve autorização para a divulgação. A pesquisa se configurou como bibliográfica e empírica, classificando-se, quanto aos objetivos, como exploratória, e, no que se refere aos procedimentos metodológicos, como relato de experiência e/ou de memórias a partir de observações e reflexões de uma docente em formação em Pedagogia na Faculdade Nossa Senhora de Lourdes. Para a pesquisa bibliográfica foram utilizadas fontes primárias e secundárias de autores/as com produções sobre um objeto de estudo. Diante da fundamentação teórica sobre o papel que a Contação de história desempenha no desenvolvimento da linguagem verbal da criança e apresentação dos conceitos e especificidades da Síndrome do Espectro Autista, corroborou-se que a contação de histórias na Educação Infantil proporciona momentos lúdico-pedagógicos positivos para a aprendizagem e, consequentemente, para o desenvolvimento da linguagem verbal, favorecendo o desenvolvimento cognitivo-linguístico-social da criança autista.