41. O discurso sobre a mulher na televisão brasileira: o caso esquadrão da moda

Autores

  • ROCHA, Iasmin Heck da (UNIGRANRIO)
  • FORTUNA, Daniele Ribeiro (UNIGRANRIO)
  • CHAMPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira (Faculdade de Inhumas)

Resumo

     Esta comunicação tem o intuito de analisar como é o discurso sobre a mulher brasileira, apresentado no programa Esquadrão da Moda, exibido pelo canal SBT, na TV aberta, entre os meses de agosto a dezembro de 2016. As personagens que foram analisadas durante esse período tinham um perfil que é entendido pelo reality show como o de periguetes. Ao longo da análise dos programas, foram observados outros perfis de mulheres, porém o foco foi investigar como e por que os discursos sobre essas mulheres as classificam dessa forma. O texto busca apresentar também como surgiu o termo periguete e como as mulheres eram observadas e conhecidas por colegas, amigos e familiares. De forma a contextualizar o assunto, realizaremos ainda um breve histórico sobre a mulher e a beleza na imprensa voltada para o público feminino.

Palavras-chave:

Mulher. Televisão brasileira. Esquadrão da Moda.

Downloads

Publicado

20-06-2020

Edição

Seção

Artigos