101. Gerenciamento dialógico em fórum acadêmico de escrita colaborativa

Autores

  • MEDEIROS, Célia Maria de (UFRN)
  • COSTA JÚNIOR, João Batista da (UFRN)

Resumo

     Apresentamos, neste artigo, um relato de experiência em fórum acadêmico de escrita colaborativa com foco no gerenciamento dialógico dos participantes em atividades de produção escrita no contexto de ensino remoto, assim como discutimos as contribuições advindas das práticas de leitura e escrita nesse ambiente virtual de aprendizagem. Para isso, consideramos a dimensão da natureza sociointeracionista da linguagem, face a relação entre linguagem e sociedade, verificando que o fórum acadêmico é um espaço de interação verbal, pois os discentes participantes da atividade proposta são sujeitos que criam situações comunicativas em relação à presença ativa do outro. Ainda, nessa direção, ressaltamos que o fórum de escrita colaborativa constitui práticas linguístico-discursivas que tendem aproximar, numa comunicação harmoniosa e colaborativa, os sujeitos que dele se apropriam para as finalidades de escrita e reescrita textuais. Como ilustração, destacamos uma atividade que se constituiu da feitura da primeira versão do gênero fichamento que, após os apagamentos e pequenos ajustes no texto original, foi chegado o momento de participação no fórum por meio da publicação do texto para que os colegas da turma pudessem lê-lo e analisá-lo, apontando possíveis sugestões/críticas para a reescrita dessa primeira versão. Em seguida, os discentes reescreveriam e, se necessário publicariam novamente no fórum, oportunizando a colaboração e a escrita de novas versões. 

Palavras-chave:

Dialogismo. Escrita colaborativa. Fórum acadêmico.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos