05. Desafios e possibilidades para a execução de projetos sociais com a gestão participativa do entorno escolar
Resumo
Este artigo é uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo analisar os desafios que a escola enfrenta na gestão de projetos e ações em conjunto com o seu público interno, e também externo, e quais os impactos que tais dificuldades provocam na educação dos estudantes e na sociedade. A âncora teórica é constituída por Dowbor (2006); Contreras in Bretón et al (1999); Santos e Rodríguez (2004), e, para tratar especificamente de educação, as sugestões teóricas de Freire (2002); Brandão (1985, 2007); Libâneo (2011). Os resultados mostram que os problemas sociais provocados por questões políticas e econômicas impactam a vida das pessoas e a maneira como elas se relacionam em sociedade, e isso reflete diretamente no processo educacional. Entretanto, o desenvolvimento de projetos com propostas, consegue envolver o público interno e externo provocando interações educativas, melhorando as relações, a partir do planejamento e direcionamento de atividades distribuídas entre os participantes.