13. Políticas linguísticas para povos imigrantes na cidade de São Paulo

Autores

  • GABRIEL JUNIOR, Milton (UNIP)
  • GABRIEL, Ana Katy Lazare (FEUSP)

Resumo

     As políticas públicas educacionais têm desempenhado um papel crucial na formação de políticas linguísticas, inicialmente focadas na universalização do acesso à educação e na melhoria da qualidade do ensino. Com o tempo, essas políticas passaram a abordar a diversidade linguística, reconhecendo a língua como um componente fundamental da identidade cultural e um meio essencial de inclusão social. Diretrizes específicas foram integradas para o ensino de línguas, incluindo o português e a valorização das línguas maternas de imigrantes, refugiados e apátridas. A evolução dessas políticas reflete uma compreensão mais ampla e inclusiva da educação, que não se limita apenas ao desenvolvimento cognitivo, mas também ao fortalecimento da identidade cultural e à promoção da equidade social. Movimentos sociais e organizações têm sido fundamentais na defesa dos direitos dos migrantes e na promoção de uma educação que valorize a diversidade e a inclusão. Embora as políticas públicas apontem para a importância da aprendizagem da língua portuguesa para falantes de outras línguas, ainda há necessidade de diretrizes pedagógicas específicas para esse ensino, destacando a importância de políticas públicas linguísticas que tratem dessas especificidades.

Palavras-chave:

Imigrantes. Política linguística. Política pública.

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Publicado

20-12-2024

Edição

Seção

Dossiê