06. As redes sociais para a aprendizagem e desenvolvimento de leitura e escrita: Um olhar crítico sobre as tecnologias digitais de comunicação e de informação

Autores

  • ALVES, Nilson Roberto de Novaes (UESB)
  • SANTOS, Uilio Batista (UESB)
  • GONÇALVES, Luiza Santos (UESB)
  • SANTOS SILVA, Levi (UESB)

Resumo

     Este trabalho de pesquisa tem por objetivo apresentar reflexões acerca das Redes Sociais para a Aprendizagem e Desenvolvimento de Leitura e Escrita: um Olhar Crítico Sobre as Tecnologias Digitais de Comunicação e de Informação, perpassando a importância de práticas de letramento digital na escola para a o desenvolvimento de aprendizagens que contribuam para a formação da cidadania digital, assim como a introdução de estudantes de Ensino Médio à Iniciação Científica. Para tanto, recorre-se à luz de aportes teórico da Linguística Aplicada, como Moita Lopes (2013), pois analisa e estuda a língua como prática social, ou seja, a língua que é utilizada no mundo real, na prática. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), pois aborda práticas educativas sob a perspectiva do desenvolvimento de competências e habilidades e, por fim, recorremos a Minayo (2003) uma vez que a autora trata sobre o tipo de pesquisa que será abordada e construída neste projeto de pesquisa, dentre outros. Dessa forma, compreende-se que tão importante quanto pesquisar sobre a temática em questão, também é importante que os dados gerados sejam divulgados não apenas na escola e redes sociais, mas também em forma de artigo científico publicado em revistas, meios e espaços científicos a fim de que tais dados contribua para se re(pensar) como lidar com a aprendizagem e desenvolvimento da leitura e escrita durante os cursos e eixos tecnológicos propostos na educação básica da rede estadual do estada da Bahia.

Palavras-chave:

Aprendizagens. Redes sociais. Leitura e Escrita.

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Publicado

14-05-2025

Edição

Seção

Artigos