08. Leitura em suportes físicos e virtuais: Desempenho e diferenças aferidos em estudantes do 9º ano

Autores

  • SEIBOTH, Leticia Gomes Oliveira (UEMS)

Resumo

     Esta pesquisa investigou o impacto dos diferentes suportes de leitura - físico (papel) e virtual (tela) – na compreensão leitora de jovens entre 13 e 15 anos de idade. A escolha do tema partiu da seguinte inquietação: “Se a leitura realizada em telas é fragmentada, rápida e dispersa, então, a compreensão leitora pode ser prejudicada quando comparada à leitura realizada em papel.” A metodologia desenvolvida foi o método de pesquisa de base experimental e de abordagem quali-quantitativa. Já o corpus se constitui a partir de um questionário sobre os hábitos de leitura, assim como de testes de compreensão leitora em ambos os suportes: tela e papel. A fundamentação teórica aborda os impactos das transformações digitais na aprendizagem, concentração e foco sendo amparada, principalmente, pelas contribuições da neurociência cognitiva, com ênfase para os estudos de Wolf (2019), Dehaene (2012), Pinker (2004) e Carr (2011). As conclusões visam contribuir para decisões educacionais sobre o uso de materiais digitais e físicos, considerando o desenvolvimento cognitivo e humano essenciais para a educação contemporânea.

Palavras-chave:

Alunos. Compreensão leitora. Suportes de leitura.

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Publicado

14-05-2025

Edição

Seção

Artigos