57. Língua estrangeira ou uma língua franca global: representações do inglês no contexto pedagógico dos livros didáticosdo Ensino Fundamental
Resumo
Este estudo tem o objetivo principal de analisar como os autores brasileiros das coleções aprovadas de livros didáticos de Língua Inglesa no PNLD 2020, compreendem o processo de ensino–aprendizagem de Língua Inglesa. Como embasamento teórico-metodológico nos utilizamos das definições do inglês como língua franca (SEIDLHOFER, 2005), e da Análise de Discurso Franco-Brasileira (ORLANDI, 1999), a partir de uma abordagem discursiva do tema, do inglês como discurso, ou seja, aqui o objeto língua inglesa é visto sob uma perspectiva de língua global. Para tal empreitada, analisamos os textos introdutórios de dois livros didáticos de Língua Inglesa escolhidos por duas escolas campos da cidade de Palmas e Araguaína no estado do Tocantins, para serem utilizados no ciclo de 4 anos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a partir do ano de 2020. Foi perceptível a relação da língua inglesa com a globalização, bem como um distanciamento a modelos de ensino–aprendizagem tidos como nativos, que tanto têm feito com que a aprendizagem de Língua Inglesa seja vista como algo extremamente difícil de se alcançar. Verificar a evolução nos modos de construir o processo de ensino–aprendizagem do Inglês a partir de uma visão mais plural faz com que os alunos se sintam incluídos e, assim, os tornam mais interessados em aprender o idioma.