https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/issue/feed Revista Philologus 2024-12-21T13:50:11-03:00 Mario Botelho – Editor-Chefe publica@filologia.org.br Open Journal Systems <p>A Revista <em>Philologus </em>(Extrato Capes C) é um periódico quadrimestral do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL), que se destina a veicular a transmissão e a produção de conhecimentos e reflexões científicas nas áreas de Filologia e de Linguística por ela abrangidas.</p> <h2>Notícia</h2> <p>A partir da RPh 90 (que foi publicada no dia 20 de dezembro de 2024) estaremos recebendo submissões para a nova Sessão “Dossiê”, que será organizado por nossos convidados – Professores Doutores de Instituições diversas (Nacionais e internacionais) ou por Coordenadores de Grupos de Pesquisa, que se candidatem com um projeto de dossiê (e-mail: publica@filologia.org.br).</p> <p><strong>CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS EM DOSSIÊ:</strong></p> <p>Já estamos recebendo artigos para o nosso segundo dossiê.</p> https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1576 Apresentação 2024-12-21T11:44:26-03:00 Editor-Chefe da RPh cifefil@gmail.com <p> Este primeiro Dossiê “Estudos de Linguagens para a Integração de Culturas desde a UNILA”, sob a Organização da Profª Drª Francisca Paula Soares Maia (UNILA), brinda-nos com oito artigos: cinco em português, dois em língua espanhola e um em língua inglesa, dos Membros do Grupo de Pesquisas da UNILA, do qual a Profª Drª Francisca Paula é a Coordenadora; todos versando sobre a relação entre a teoria e a prática no estudo da linguagem como elemento integrador de culturas diversas, também apresentam reflexões sobre como se dá o processo de construção de conhecimento científico dos respectivos pesquisadores. Neles, os autores procuraram considerar visões teórica-pedagógicas fundamentais de diferentes autores renomados e, sobretudo, as suas experiências, no sentido de promover mudanças nos paradigmas e crenças em relação às práticas docentes, envolvidas nas diferentes situações-problema.</p> <p>Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2024.</p> <p>Editor-Chefe da Revista <em>Philologus</em></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1574 6. Advances and challenges in educational and economic policy in Loreto, Peru: A review in the bicentennial year (2021) 2024-12-21T11:11:36-03:00 Bill Eglinton Flores Maricahua billflores1993@gmail.com Francisca Paula Soares Maia fpaolasmai@gmail.com <p><strong>&nbsp; &nbsp; &nbsp;This research analyzes the complex educational, economic, and linguistic reality of the Loreto region in Peru. It highlights the importance of understanding the geographic and cultural context of this Amazonian region, as well as its economic relevance due to its natural resources and strategic position in Peruvian geopolitics. Despite its natural wealth, Loreto faces numerous challenges, including inadequate investment in education and basic infrastructure such as water and sewage. Additionally, the linguistic and cultural diversity of the region presents further difficulties in the educational sphere, especially due to standardized educational policies that do not consider the specific needs of indigenous communities. This article also discusses the educational and economic policies applied during the government of Pedro Castillo Terrones, as well as the results and challenges encountered in implementing Peru's Bicentennial Plan in 2021. It points out the failure to meet certain goals, especially in terms of investment per student and educational quality. In conclusion, the need to implement inclusive and decentralized policies that recognize and value the cultural and linguistic diversity of Loreto is emphasized. This requires an equitable allocation of resources, the strengthening of educational infrastructure, and the promotion of bilingual intercultural programs. Furthermore, the importance of a comprehensive approach that addresses the specific needs of each community and promotes the active participation of all parties involved is emphasized.</strong></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1573 7. Breve estudo de caso sobre a ferramenta Duolingo–aprendizagem de línguas mediadas por dispositivos eletrônicos e digitais 2024-12-21T11:03:19-03:00 Cláudio Costa Lima Monteiro emaildoclaudio1@gmail.com <p><strong>&nbsp; &nbsp; &nbsp;O objetivo desse artigo, além de incrementar a cultura de aprendizagem coletiva de línguas por meio de jogos, é propor uma ferramenta de inovação nessa linha, propagando métodos de aprendizagem por meio da gamificação adaptativa com esforço pessoal. Nesse texto, é apresentado o histórico, bem como críticas e algumas peculiaridades do objeto de estudo, com aprendizagem de idiomas e entretenimento. O termo <em>Affordance</em>&nbsp;foi cunhado pelo psicólogo James J. Gibson (1904-79) e depois introduzido nas disciplinas de interação homem-máquina. No caso do aplicativo Duolingo, ou de ferramentas como <em>WhatsApp,</em> o conceito de <em>Affordance</em> tem o sentido ajustado a ampliação do potencial de uso e suas aplicabilidades para diferentes povos, culturas e especificamente no sentindo de superação de fatores culturais, sociais e do tradicionalismo ancestral, que por vezes pode ser um fator impedidor de modernização e aperfeiçoamentos de métodos e modos de convívio com mais acesso, usabilidade, praticidade, jogos com conteúdo e que conjugam entretenimento e cognição de modo inteligente.</strong></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1572 8. Caminhos decoloniais e práticas de transletramento: Trajetórias educacionais e políticas linguísticas para integração cultural no Brasil e no Benin 2024-12-21T10:51:33-03:00 Leiva de Figueiredo Viana Leal leivaleal.l@gmail.com Gbènoukpo Gérard Nouatin gerardi2991@gmail.com Vicente Aguimar Parreiras vicentearchives@gmail.com <p><strong>&nbsp; &nbsp; &nbsp;Este artigo discute trajetórias educacionais e políticas linguísticas no Brasil e no Benin, abordando desigualdades sociais e linguísticas em contextos educacionais pós-coloniais. A partir das teses de Leiva Leal e Gérard Nouatin, apresenta-se uma análise comparativa entre os dois países para examinar como o sistema escolar pode perpetuar ideologias limitantes para a emancipação dos sujeitos. Propõe-se a adoção de práticas de transletramento e uma perspectiva decolonial, que valorizam as experiências culturais locais e buscam promover uma integração cultural inclusiva e equitativa nas políticas educacionais. Com base na teoria de Bourdieu, o conceito de <em>habitus</em> é explorado para compreender a reprodução de desigualdades, enquanto se aponta para intervenções que possam romper com essa lógica, reconhecendo a diversidade linguística e cultural dos estudantes.</strong></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1571 9. Educación para inmigrantes en Argentina, Brasil y Chile: Los discursos presentes en la documentación oficial 2024-12-21T10:42:46-03:00 Adriana de Carvalho Alves Braga andritsena@hotmail.com <p><strong>&nbsp; &nbsp; &nbsp;El artículo se sitúa dentro del ámbito de los estudios sobre migraciones, centrándose en la Educación para Inmigrantes. El objetivo principal es investigar cómo los derechos educativos han sido garantizados por el Estado y ejercidos por niños, jóvenes y adultos inmigrantes en Argentina, Brasil y Chile. En esta investigación optamos por el enfoque de análisis comparativo de las tres realidades, componiendo un marco comparativo que permite comprender cómo se construyeron las políticas públicas y se implementan los derechos educativos. Los documentos analizados brindan información sobre los derechos del público migrante y orientan a los servidores públicos – responsables de garantizar el acceso a los sistemas educativos. A través de esta investigación cualitativa, podemos inferir que en Argentina, Brasil y Chile la información sobre el acceso al sistema educativo está disponible, sin embargo, en su idioma nacional, lo que se presenta como una barrera comunicativa entre el Estado y las comunidades de inmigrantes.</strong></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1570 10. La integración de las miradas: colaboración y amistad de los viajeros José Cuervo y J. M. Gutiérrez de Alba en la Colombia del siglo XIX 2024-12-21T10:31:11-03:00 César Augusto Espitia Pedreros cesarletrasespanhol@gmail.com <p><strong>&nbsp; &nbsp; &nbsp;En 1870, las circunstancias reunieron en Colombia a dos autores muy diferentes: el dramaturgo y político español José María Gutiérrez de Alba, y el sacerdote y naturalista colombiano José Romualdo Cuervo Rubiano. Ambos formaron parte de la Expedición a los Llanos de San Martín que a Cuervo acabó costándole la vida. Las huellas textuales de la amistad entre ambos viajeros constituyen un documento valioso que prueba la posibilidad de un entendimiento intercultural que trasciende nacionalidades e ideologías.</strong></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1569 11. Línguas em contato na fronteira: O portunhol no comércio de Foz do Iguaçu-PR 2024-12-21T08:55:05-03:00 Jorgelina Ivana Tallei jtallei@gmail.com Franciele Maria Martiny franmartiny@hotmail.com Wesley Amorim Araújo wa.araujo.2018@aluno.unila.edu.br <p><strong>&nbsp; &nbsp; &nbsp;A fim de compreender aspectos entre os contatos linguísticos na tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) este estudo investiga tal fenômeno em um bairro da cidade de Foz do Iguaçu-PR, Brasil, chamado Vila Portes, que se localiza à beira da Ponte da Amizade, que conecta os países de Brasil e Paraguai. A partir dos estudos sociolinguísticos, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa e interpretativa e focalizou o comércio fronteiriço a partir de interações orais entre uma falante de espanhol com três comerciantes locais. A análise revela a ocorrência do chamado portunhol a partir do uso intercalado das línguas portuguesa e espanhola, por meio de estratégias linguísticas, como o <em>code switching</em> intra-sentencial. Depreendeu-se que a motivação para tal uso foram elementos discursivos e sócio-pragmáticos focados no contexto e no interlocutor, recursos que os falantes utilizam como facilitador de suas interações plurilinguísticas cotidianas. Consequentemente, os resultados refletem a adaptabilidade da fala e de como o portunhol se manifesta nesse contexto pluricultural como uma ferramenta de aproximação a fim de estabelecer a interação entre cliente/vendedor. </strong></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1547 12. Narrativas de aprendizagem: Olhares plurais da vitalidade linguística do guarani 2024-12-14T11:21:24-03:00 Shirlene Bemfica de Oliveira shirlene.o@ifmg.edu.br Francisca Paula Soares Maia paula.maia@unila.edu.br <p><strong> “A história oral é uma história construída em torno de pessoas. Ela lança a vida para dentro da própria história e isso alarga seu campo de ação. Ela traz a história para dentro da comunidade e extrai a história de dentro da comunidade para o mundo” (THOMPSON, 1992, p. 44). Ao incluir versões silenciadas/esquecidas de grupos sociais marginalizados, a história oral privilegia aquelas histórias, irreconhecíveis como História – que não nos falam de fatos, mas de acontecimentos; que não se constituem em documentos, mas em signos, que não nos apresentam argumentos, mas sentidos (PEREZ, 2003, p. 10). Falar sobre as experiências de aprendizagem de uma língua e do seu uso tornam explícitas as memórias, vivências, impressões, sentimentos dos falantes em relação a essa língua, o que fortalece o vínculo com ela. Durante o processo narrativo, os falantes não guardam todas as nuances do processo vivido na memória, pois seleciona e considera o que é significativo ou não, e o que resulta da relação estabelecida entre o espaço e o tempo da experiência. A história de cada um de nós contém a história de um tempo, dos grupos a que pertencemos e das pessoas com as quais nos relacionamos. O objetivo desta pesquisa é investigar e analisar narrativas escritas da aprendizagem e do uso da língua guarani. A investigação tem como epicentro as pessoas, suas histórias, vivências, impressões, acompanhadas de suas aprendizagens do e no aprendizado e uso da língua. A metodologia de coleta e análise se pauta pelo uso de narrativas. A pesquisa narrativa é entendida como uma ferramenta metodológica que possibilita a compreensão da experiência humana (SAHAGOFF, 2015, p. 1). Ela nos possibilita observar algumas dimensões do aprendizado da língua, do mundo em que os participantes vivem e usam essa língua e como os sentidos são construídos por eles em relação a sua vida e a sua língua guarani. O foco do trabalho é na constituição da memória dos processos de aprendizagem, como uma ferramenta da comunicação, cujo potencial está no fortalecimento da língua e no empoderamento dos seus falantes. Os dados foram coletados por meio de um questionário inicial e uma entrevista na UNILA com aprendizes do guarani. Os resultados ou desfechos deste e de outros estudos anteriores apontam que a língua guarani se mantém viva e em uso por influência de fatores pessoais e sociais, tais como a atitude linguística, a preservação da identidade étnica, a transmissão intergeracional, a mobilidade social e o apoio institucional (CALAZANS, 2014; VILLALVA FILHO, 2020).</strong></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1568 13. Políticas linguísticas para povos imigrantes na cidade de São Paulo 2024-12-21T08:41:43-03:00 Milton Gabriel Junior miltongjunior@gmail.com Ana Katy Lazare Gabriel anakatyl@gmail.com <p><strong>&nbsp; &nbsp; &nbsp;As políticas públicas educacionais têm desempenhado um papel crucial na formação de políticas linguísticas, inicialmente focadas na universalização do acesso à educação e na melhoria da qualidade do ensino.</strong><strong> Com o tempo, essas políticas passaram a abordar a diversidade linguística, reconhecendo a língua como um componente fundamental da identidade cultural e um meio essencial de inclusão social. Diretrizes específicas foram integradas para o ensino de línguas, incluindo o português e a valorização das línguas maternas de imigrantes, refugiados e apátridas. A evolução dessas políticas reflete uma compreensão mais ampla e inclusiva da educação, que não se limita apenas ao desenvolvimento cognitivo, mas também ao fortalecimento da identidade cultural e à promoção da equidade social. Movimentos sociais e organizações têm sido fundamentais na defesa dos direitos dos migrantes e na promoção de uma educação que valorize a diversidade e a inclusão. Embora as políticas públicas apontem para a importância da aprendizagem da língua portuguesa para falantes de outras línguas, ainda há necessidade de diretrizes pedagógicas específicas para esse ensino, destacando a importância de políticas públicas linguísticas que tratem dessas especificidades.</strong></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1546 1. A busca por uma identidade nacional na literatura brasileira: Uma análise do romance “Iracema”, de José de Alencar 2024-09-27T15:26:04-03:00 José Kelli Santos Ibiapino Albuquerque jk01976@yahoo.com.br <p><strong> Este artigo tem como tema a busca por uma identidade nacional para a literatura brasileira durante o Romantismo no Brasil. Traz-se nele, uma análise do livro </strong><strong>“Iracema”</strong><strong>, de José de Alencar, mostrando-se, em alguns trechos da obra, como a busca por essa identidade se concretiza nesse romance. O principal objetivo deste trabalho é mostrar como essa proposta identitária se apresenta em tal obra. Para a realização deste estudo, fez-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica em publicações de autores como Ribeiro (2016), Candido (1981; 1993; 2000), Bernd (2003), Brito (EDUFPI, 2017), Terra (2004), entre outros, como forma de embasamento teórico de seu produtor; em seguida, partiu-se para a análise do romance supracitado.</strong></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1548 2. Corpos em trânsito: uma análise das nominalizações sobre sujeitos estrangeiros na mídia 2024-11-24T09:50:07-03:00 Ariel Montes Lima gabrielfelipe0308@gmail.com <p><strong> Este estudo investiga como os discursos jornalísticos brasileiros utilizam processos de nominalização para se referir a estrangeiros, imigrantes e refugiados, e como essas designações refletem e reforçam estereótipos e imaginários sociais. A pesquisa iniciou-se com a coleta de <em>corpus</em> de notícias através de palavras-chave específicas, analisando a frequência e o contexto das nominalizações. “Imigrantes” são frequentemente associados à fragilidade econômica e à busca por melhores condições de vida, enquanto “estrangeiros” são vistos como indivíduos de países desenvolvidos com recursos econômicos, destacando um viés colonialista. “Refugiados” são retratados em contextos de conflito e perseguição, reforçando uma imagem de deslocamento e exotismo. A análise conclui que as escolhas lexicais da mídia não são neutras, mas carregadas de intenções ideológicas, moldando percepções públicas e estereótipos sobre esses grupos. A pesquisa enfatiza a necessidade de uma abordagem midiática mais crítica e humana, que reconheça a complexidade das experiências migratórias e promova uma representação mais justa dos migrantes.</strong></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1562 3. Formação dos reinos cristãos na península Ibérica e a emergência das línguas românicas 2024-12-20T00:21:30-03:00 José Mario Botelho jomartelho@gmail.com <p><strong>&nbsp; &nbsp; &nbsp;O presente estudo tem como objetivo principal a formação das línguas românicas, cuja emergência se deu a partir do século VIII, à medida que iam surgindo os reinos cristãos durante a reconquista dos territórios ibéricos dominados pelos mouros invasores. Aos romanistas interessados pelo assunto, de imediato, ocorre-lhes o fato de essas línguas terem a sua origem no latim vulgar, falado em toda a região do antigo Império Romano. Não nos atentamos, porém, ao enorme lastro de história existente entre o momento derradeiro do uso efetivo da língua latina e o momento da emergência das línguas românicas. Por isso, pretende-se, neste artigo, refletir sobre os aspectos da situação sociopolítica da região, onde se instituíram os diversos reinos germânicos após a queda do Império Romano até o século VIII, quando a península Ibérica foi dominada pelos árabes muçulmanos.</strong></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1545 4. Literatura contemporânea em língua de sinais: Análise do poema-performance “Submergir no mundo”, de Paulo Andrade 2024-11-01T20:20:11-03:00 João Paulo da Silva Nascimento jpn0401@gmail.com Fabio Carlos Noret Junior fa.holegal@hotmail.com Alesson Lemos da Silva alessonlemos@letras.ufrj.br Brunna de Oliveira Mattos brunnamattos@letras.ufrj.br Diana Cristina Dantas da Motta do Nascimento diana-dantas@letras.ufrj.br <p><strong> Este artigo examina a produção literária contemporânea na comunidade surda, focando especificamente no poema-performance “Submergir no mundo”, do poeta surdo Paulo Andrade. A análise aborda como a literatura em língua de sinais, uma forma de expressão artística e cultural, reflete as experiências e identidades surdas em um mundo moldado por ouvintes. Pautando-nos em reflexões teóricas sobre o contemporâneo e tendências das expressões literárias em línguas de sinais, como a poesia Visual Vernacular (VV) e o Slam, o estudo explora os elementos visuais e gestuais do poema-performance eleito como protagonista de análise, destacando como este transcende convenções estéticas. De modo geral, nossa análise indica que a literatura em língua de sinais, especialmente a Libras, não só demonstra a pluralidade da cultura surda, como também desafia as noções tradicionais de literatura, ampliando os horizontes para novas formas de arte e comunicação concebidas no contemporâneo. </strong></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1559 5. Oração principal e conjunção integrante: Da gramática à construção da opinião 2024-11-16T11:45:13-03:00 Felipe de Andrade Constancio felipe.letras.ac@gmail.com <p><strong> As orações principais, embora recebam pouco investimento descritivo na tradição gramatical, assumem, além da relevância de seu conteúdo estrutural, marcas discursivas que configuram recursos opinativo-argumentativos na constituição da textualidade. Neste trabalho, são revisitadas duas categorias – as orações principais e as conjunções integrantes -, ambas necessárias não só à organização do período composto, como também primordiais à veiculação de marcas textuais de opinião. O trabalho adota como modelo teórico as recentes discussões do funcionalismo linguístico acerca da organização dos constituintes do período composto por subordinação. Para endossar a relevância da estrutura oracional em tela, analisa-se um exemplo de carta de leitor, em que é possível o mapeamento de marcas linguísticas opinativas e, consequentemente, argumentativas.</strong></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1563 Editorial 2024-12-20T00:47:27-03:00 Editor-Chefe da RPh botelhojosemario@gmail.com <p>&nbsp; &nbsp; &nbsp;O CiFEFiL tem o prazer de apresentar-lhe este número 90, da Revista<em> Philologus</em>, do terceiro quadrimestre de 2024, em sua versão eletrônica. Em duzentas e vinte e quatro páginas, com doze artigos e duas resenhas críticas, este número, que corresponde aos meses de setembro a dezembro, teve colaborações dos seguintes autores, por ordem alfabética: Adriana de Carvalho Alves Braga (p. 133-46), Alesson Lemos da Silva (p. 64-74), Ana Katy Lazare Gabriel (p. 200-19), Ariel Montes Lima (p. 27-42), Bill Eglinton Flores Maricahua (p. 89-100), Brunna de Oliveira Mattos (p. 64-74)<strong>, </strong>César Augusto Espitia Pedreros (p. 147-62), Cláudio Costa Lima Monteiro &nbsp;(p. 101-11), Diana Cristina Dantas da Motta do Nascimento (p. 64-74), Diego Chozas Ruiz-Belloso (p. 147-62), Fabio Carlos Noret Junior (p. 64-74), Felipe de Andrade Constancio (p. 75-85), Franciele Maria Martiny (p. 163-79), Francisca Paula Soares Maia (p. 89-100 e 180-99), Gabriel do Carmo Fernandes (p. 235-40), Gbènoukpo Gérard Nouatin (p. 112-32), João Paulo da Silva Nascimento (p. 64-74), Jorgelina Ivana Tallei (p. 163-79), José Kelli Santos Ibiapino Albuquerque (p. 12-26), José Mario Botelho (p. 43-63 e 86-8), &nbsp;Leiva de Figueiredo Viana Leal (p. 112-32), Milton Gabriel Junior (p. 200-19), Nilson Roberto de Novaes Alves (p. 220-34), Rosana Ferreira Alves (p. 220-34), Shirlene Bemfica de Oliveira (p. 180-99), Vicente Aguimar Parreiras (p. 112-32) e Wesley Amorim Araújo (p. 163-79).</p> <p>&nbsp; &nbsp; &nbsp;Lembramos que a nossa Revista <em>Philologus</em> ainda corre o risco de encerrar as suas atividades devido ao pequeno número de submissões recebidas, após a injusta avaliação da Capes, que nos desqualificou na última Avaliação (Extrato C). Contudo, apesar de considerarmos despropositado o referido <em>Qualis</em>, o qual esperamos ser reconsiderado no próximo relatório dos Periódicos <em>Qualis</em>, continuamos procurando elevar a qualidade das nossas publicações. Por isso, a partir desta RPh 90, que estreia a nova sessão “Dossiê” com a muito bem-vinda contribuição da Profª Drª Francisca Paula Soares Maia (UNILA), que coordenou o Dossiê “Estudos de Linguagens para a Integração de Culturas desde a UNILA” e nos premiou com oito artigos, estaremos firmando parcerias com docentes doutores de Instituições de Ensino Superior, que atuarão como Coordenadores de dossiês, que serão publicados nessa nova sessão do nosso periódico.</p> <p>&nbsp; &nbsp; &nbsp;Lembramos, ainda, que continuamos com “Chamadas de fluxo contínuo” e com a política de oportunizar aos estudantes e pesquisadores em geral o espaço para publicarem seus trabalhos de tema livre, sendo que, no caso de alunos de graduação, só podem ser aceitos os artigos assinados conjuntamente pelos respectivos orientadores.</p> <p>Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2024.</p> <p>Editor-Chefe da Revista <em>Philologus</em></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1551 14. Escolas e professores proteger, transformar, valorizar 2024-11-17T09:34:23-03:00 Nilson Roberto de Novaes Alves nrdna@hotmail.com Rosana Ferreira ALves alzana70@yahoo.com.br <p><strong> Este trabalho resenha, de forma crítica, a obra a obra de NÓVOA, António, Escolas e Professores Proteger, Transformar, Valorizar. Com a colaboração de Yara Alvim. Publicada em 2022. Os autores dessa publicação cederam, de forma gratuita ao Estado da Bahia, os direitos autorais da obra pelo prazo de um ano, a partir da data de 21 de janeiro de 2022. Impressa por Empresa Gráfica do Estado da Bahia - EGBA. A obra resenhada organiza-se em seis capítulos.</strong></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1557 15. “Unidos no ideal da reconquista”: A latinização da península ibérica após a queda do império romano do ocidente e a formação das línguas românicas 2024-12-19T18:17:06-03:00 Gabriel do Carmo Fernandes gabrieldocarmofernandes@hotmail.com <p><strong>&nbsp; &nbsp; &nbsp;Mario Botelho explora o processo da mudança profunda do latim vulgar na descrição de aspectos de sua dialetação, mais especificamente no capítulo 3, intitulado “A situação da latinização da península Ibérica após a queda do Império do Ocidente e a dialetação do latim”, que será tratado nesta resenha crítica. O autor apresenta uma síntese daquelas transformações linguísticas, que se deram após as invasões dos primeiros invasores: os suevos, os alanos e os vândalos, e a dos visigodos, que chegaram mais tarde, dominaram a Península Ibérica e expulsaram aqueles invasores anteriores. O autor se vale de tal situação sociopolítica da península para fundamentar a origem das línguas românicas na modalidade oral – os romanços –, que se desenvolveu desde o século V ao século VIII, quando se deu a emergência dessas línguas.</strong></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus https://revistaphilologus.org.br:443/index.php/rph/article/view/1575 Texto Completo 2024-12-21T11:26:56-03:00 Editor-Chefe da RPh cifefil@gmail.com <p> O CiFEFiL tem o prazer de apresentar-lhe este número 90, da Revista<em> Philologus</em>, do terceiro quadrimestre de 2024, em sua versão eletrônica. Em duzentas e vinte e quatro páginas, com doze artigos e duas resenhas críticas, este número, que corresponde aos meses de setembro a dezembro, teve colaborações dos seguintes autores, por ordem alfabética: Adriana de Carvalho Alves Braga (p. 133-46), Alesson Lemos da Silva (p. 64-74), Ana Katy Lazare Gabriel (p. 200-19), Ariel Montes Lima (p. 27-42), Bill Eglinton Flores Maricahua (p. 89-100), Brunna de Oliveira Mattos (p. 64-74), César Augusto Espitia Pedreros (p. 147-62), Cláudio Costa Lima Monteiro (p. 101-11), Diana Cristina Dantas da Motta do Nascimento (p. 64-74), Diego Chozas Ruiz-Belloso (p. 147-62), Fabio Carlos Noret Junior (p. 64-74), Felipe de Andrade Constancio (p. 75-85), Franciele Maria Martiny (p. 163-79), Francisca Paula Soares Maia (p. 89-100 e 180-99), Gabriel do Carmo Fernandes (p. 235-40), Gbènoukpo Gérard Nouatin (p. 112-32), João Paulo da Silva Nascimento (p. 64-74), Jorgelina Ivana Tallei (p. 163-79), José Kelli Santos Ibiapino Albuquerque (p. 12-26), José Mario Botelho (p. 43-63 e 86-8), Leiva de Figueiredo Viana Leal (p. 112-32), Milton Gabriel Junior (p. 200-19), Nilson Roberto de Novaes Alves (p. 220-34), Rosana Ferreira Alves (p. 220-34), Shirlene Bemfica de Oliveira (p. 180-99), Vicente Aguimar Parreiras (p. 112-32) e Wesley Amorim Araújo (p. 163-79).</p> <p> Lembramos que a nossa Revista <em>Philologus</em> ainda corre o risco de encerrar as suas atividades devido ao pequeno número de submissões recebidas, após a injusta avaliação da Capes, que nos desqualificou na última Avaliação (Extrato C). Contudo, apesar de considerarmos despropositado o referido <em>Qualis</em>, o qual esperamos ser reconsiderado no próximo relatório dos Periódicos <em>Qualis</em>, continuamos procurando elevar a qualidade das nossas publicações. Por isso, a partir desta RPh 90, que estreia a nova sessão “Dossiê” com a muito bem-vinda contribuição da Profª Drª Francisca Paula Soares Maia (UNILA), que coordenou o Dossiê “Estudos de Linguagens para a Integração de Culturas desde a UNILA” e nos premiou com oito artigos, estaremos firmando parcerias com docentes doutores de Instituições de Ensino Superior, que atuarão como Coordenadores de dossiês, que serão publicados nessa nova sessão do nosso periódico.</p> <p> Lembramos, ainda, que continuamos com “Chamadas de fluxo contínuo” e com a política de oportunizar aos estudantes e pesquisadores em geral o espaço para publicarem seus trabalhos de tema livre, sendo que, no caso de alunos de graduação, só podem ser aceitos os artigos assinados conjuntamente pelos respectivos orientadores.</p> <p>Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2024.</p> <p>Editor-Chefe da Revista <em>Philologus</em></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Philologus