171. Retratos sociais da cidade e a formação inicial de professores: propostas formativas a partir das aproximações da fenomenologia social aos conceitos de Bakhtin
Resumo
A investigação apresentada será realizada no curso de doutorado em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). O presente artigo trata de um recorte da tese de doutoramento e visa realizar uma revisão de literatura (estado da arte) para a pesquisa que possui como objetivo principal apresentar propostas formativas, a partir das aproximações da fenomenologia social de Schutz aos conceitos de Bakhtin, visando contribuir para a formação inicial de professores (Estudantes do Curso de Licenciatura em Letras Português, na modalidade à distância). A metodologia para o artigo é uma pesquisa bibliográfica calcada em bases fenomenológicas, de acordo com as possibilidades de conhecimento. Tem como referenciais teóricos os autores Alfred Schutz, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire. Como fonte para esta revisão de literatura utiliza-se o Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Portal Capes) Sendo assim, a investigação defende a tese de que a formação de professores/mediadores acontece a partir da imersão intencional desse sujeito no meio em que vive com olhar crítico sobre o processo educacional, a cidade e as contradições presentes nela. E, o artigo conclui, a partir dos descritores utilizados, que apesar de ser maior o número de pesquisas sobre formação de professores o debate necessita ser revisitado.