20. Por uma leitura literária de experiências estéticas e recepções culturais do samba no Rio de Janeiro: história, concepções e crítica

Autores

  • SILVA, Alice Maia Casimiro da (UFRJ)
  • SILVA, Gabriele Gonçalves da (UFRJ)
  • NASCIMENTO, João Paulo da Silva (UFRJ)

Resumo

     Este trabalho tem por objetivo discutir as imagens, experiências e percepções culturais da arte musical no Rio de Janeiro. Para tanto, visando a atrelar aspectos dos fundamentos da cultura brasileira ao contexto histórico e social em que a arte submerge como resposta a provocações estereotipadas, escolhemos o gênero “samba”, a fim de recompor determinadas características peculiares que se destacam como pontos de análise comparativa. É, pois, neste sentido que a pesquisa se desenvolve: em primeiro momento, uma reflexão anterior da representação do negro na literatura brasileira partindo de duas grandes obras emblemáticas dessa tradição, a saber, Casa-Grande e Senzala (FREYRE, 1933) e Raízes do Brasil (HOLANDA, 1936); em segundo lugar, considerações da formação do samba enquanto ato artístico de resistência em face de uma conjuntura socioeconômica escusa, focalizando, especificamente, a importância da figura feminina de Hilária Batista de Almeida e a importância do samba para a construção da memória cultural de um bairro do subúrbio nortista carioca. Pretendemos, assim, estabelecer uma análise que contemple história e literatura do ponto de vista simbólico, em uma dialética acerca da relação ontológica entre sujeito, arte e percepções estéticas dos fatos históricos, na medida em que privilegiamos uma leitura filosófica da formação cultural característica de uma sociedade.

Palavras-chave:

Análise estética. Fundamentos da cultura brasileira. Samba.

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Publicado

15-08-2019

Edição

Seção

Artigos