02. A globalização das tecnologias e as suas influências na linguagem e comunicação dos alunos do Ensino Fundamental II no contexto pós-pandemia: quais as estratégias?

Autores

  • ROSA, Priscilla Maria Faraco (UENF)
  • TORRES, Lidiane Silva (UENF)

Resumo

     A globalização das tecnologias digitais no contexto pandêmico elevou a comunicação e a linguagem a patamares jamais vistos anteriormente. Se por um lado, as tecnologias reconfiguraram as formas de se relacionar e de se comunicar na pandemia da Covid-19 possibilitando novas interações sociais, por outro lado, as tecnologias digitais impactaram de diversas formas na comunicação e na linguagem oral e escrita dos alunos do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano, com idade entre 11 e 14 anos, que retornaram para o ensino letivo presencial no ano de 2022, após um ano de ensino remoto. Diante disso, o presente ensaio, visa compreender através de uma revisão integrativa de literatura, dois contextos temporais: 1) compreender os impactos das linguagens digitais no desenvolvimento linguísticos e cognitivo das crianças durante o contexto de isolamento social, e 2) evidenciar quais os desafios e as estratégias vêm sendo adotadas no contexto pós-pandemia de retorno presencial das atividades escolares por cinco professores de duas escolas do Rio de Janeiro e São Paulo, para enfrentar os impactos e os efeitos negativos no desenvolvimento da criança. Além disso, após dois anos de pandemia alguns estudos revelam características similares com autismo social em crianças nessa faixa etária e principalmente impactos na linguagem escrita das crianças. Por isso, um dos resultados desse estudo é a necessidade cada vez maior de pesquisas voltadas para o cenário pós-pandemia e a saúde infantil, ao identificarmos que os alunos com desenvolvimento comprometido nesses dois anos de isolamento físico podem levar alguns anos para ser recuperado.

Palavras-chave:

Linguagens digitais. Desenvolvimento linguístico. Saúde infantil.

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Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

Artigos