07. A referência como influência da linguagem oral sobre a prática da escrita de textos argumentativos de alunos do ano final do Ensino Fundamental
Resumo
O artigo em questão versa sobre a influência da oralidade sobre a escrita em textos de gêneros argumentativos escolares de alunos do ano final do Ensino Fundamental. A introdução do estudo tem base diacrônica e objetiva oferecer uma proposta sociointeracionista como alternativa de ensino da Língua Portuguesa. Privilegiaram-se a argumentação escolar e gêneros argumentativos como o editorial e a carta ao leitor, para que o aluno possa convenientemente fazer o uso dos seus textos em publicações nas redes sociais. Levando em consideração autores como Chafe (1987; 1985), Marcuschi (2005; 2001), Koch (2009; 2002), Botelho (2012; 2007; 2005a) entre outros, procurou-se refletir sobre os conceitos de linguagem, língua, oralidade, escrita e norma culta. Os corpora da pesquisa foram textos escritos em sala de aula, produzidos após um exercício de oralidade sobre o tema, o debate informal. Nos textos, foram identificadas marcas da oralidade, destacando-se a referência como uma das mais usadas, merecendo atenção. A retextualização foi a proposta de intervenção praticada em sala. Assim, o corpo discente pôde refletir sobre as diferenças processuais entre as modalidades oral e escrita da linguagem verbal. A partir dos dados adquiridos e da análise feita sobre eles, constatou-se uma maior compreensão dos alunos no processo de escrita.