10. A utilização do rapport como elemento motivador nas aulas de Língua Inglesa
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apontar a importância do rapport no ensino de Língua Inglesa no Brasil e analisar diferentes formas de construí-lo entre professores e alunos. As principais fontes consultadas foram artigos acadêmicos, como os trabalhos de Williams (1994), Dyrenforth (2014), Mahoney (2019), Freire (1996), Piaget (1977), os PCNs (BRASIL, 1998) e a BNCC (BRASIL, 2018). Já em relação à metodologia, esta pesquisa foi baseada em um conteúdo explicativo, no qual se apresentam dados colhidos por meio de pesquisas, seguidas de suas análises. As abordagens apresentadas no presente trabalho são de origem qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi realizada com base na análise de resultados colhidos por meio de questionários feitos para professores e alunos da rede privada e pública de ensino, bem como para alunos de cursos de idiomas. O projeto parte da necessidade de se encontrarem materiais relevantes sobre o assunto e de, consequentemente, se aprofundarem reflexões sobre a desmotivação do aluno na escola nos dias atuais.