19. Aprendizagem de língua estrangeira com certificação de garantia
Resumo
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo principal uma análise discursiva sobre a materialidade linguística que caracteriza o anúncio publicitário veiculado pela mídia #todeitandonoingles, do centro de ensino de língua inglesa “Wall Street English, considerando a heterogeneidade dos efeitos de sentidos produzidos nessas discursividades a partir da relação do sujeito com a língua no que se refere ao ensino/aprendizagem de língua inglesa. Esse trabalho de observação, constituição do corpus e análise teve como suporte teórico-analítico os pressupostos da Análise de Discurso, teoria que considera como constitutivas as materialidades da língua, do sentido e do sujeito em seu movimento na história, ou seja, é uma relação discursiva, cuja materialidade se inscreve na relação com a exterioridade de que também se compõe. Relação esta, possibilitada pelo modo como a ideologia estrutura, pelo simbólico, o processo de significação no sujeito e para o sujeito e a língua. Desse modo, propõe-se pensar sobre a falha, o equívoco, a homogeneidade no processo de aquisição de uma língua estrangeira nas relações de sentido entre ensino e aprendizagem, partindo das discursividades sobre “exclusiva garantia de aprendizagem” enunciadas na publicidade do referido curso de idiomas.