23. Conexões entre linguística e cibercultura no ensino de língua portuguesa: substantivo, adjetivo (nomes) e verbo – proposta de criação de material didático
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar em síntese as atividades de extensão desenvolvidas junto a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis – PROXAE, durante o ano de 2021 e 2022. Assim, nesse primeiro momento, apresentar o projeto de extensão: Conexões entre linguística e cibercultura no ensino de Língua Portuguesa: substantivo, adjetivo (nomes) e verbo – proposta de criação de material didático. As propostas pedagógicas são embasadas por teóricos do ensino de gramática e linguísticas que dão suporte ao ensino de língua portuguesa, como Raposo (2013), Azeredo (2012), Bagno (2011), Bechara (2010), Ilari (2014), Câmara Jr. (2011), Castilho (2012) Cunha e Cintra (2007; 2016), Neves (2011) entre outros. Para a execução do trabalho, utilizam-se as salas de aula do Campus Santa Inês e as plataformas digitais. Os resultados estão sendo compartilhados em nossa página do Instagram: @conexoesdelinguaportuguesa, acessado por alunos do Campus Santa Inês, professores e alunos do ensino médio e pessoas sem ligação direta com o projeto. Conta com 90 seguidores e 46 publicações até o momento. Outro resultado são as produções de quadrinhos de nossa autoria sobre o ensino de substantivo, adjetivo e verbo. Nossa plataforma busca mesclar a teoria com aspectos práticos. As publicações são baseadas nos autores estudados. Devido à pandemia exercer a pesquisa dentro da universidade e em escolas, ainda, é um obstáculo, porém investigou-se nas gramáticas e livros diversos a produção de objetos de conhecimentos para publicação em meios digitais.