29. Desenvolvimento neurolinguístico de crianças com transtorno do espectro autista: pensando projetos lúdicos no Ensino Infantil

Autores

  • PROTTES, Lara de Amorim D’Avila (UENF)
  • TORRES, Lidiane Silva (UENF)

Resumo

     Este trabalho tem como foco central analisar o desenvolvimento neurolinguístico de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, com isso, identificar por meio de uma revisão sistemática de literatura estudos de caso que utilizaram projetos lúdicos no ensino infantil como forma de desenvolvimento dessas crianças. Segundo o Manual Diagnostico e Estatístico de Transtorno Mental, versão cinco, os indivíduos com TEA apresentam impactos na interação social, na comunicação e na linguagem, variando de acordo com a idade do sujeito e os níveis de desenvolvimento de cada um. Alguns autores identificam que a neurolinguística e a linguagem podem ser um lugar de destaque na abordagem com o autismo. Diante dessas considerações, inspiramo-nos na teoria sociointeracionista de Vygotsky como possibilidade de promover uma educação inclusiva para crianças com TEA de forma lúdica e com ferramentas que despertem o interesse da criança no ensino infantil, bem como auxilie seu aprendizado e desenvolvimento de forma diferenciada. Pensando isso, considerou-se a necessidade em analisar o TEA na fase escolar, ao identificarmos segundo o Censo Escolar, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que o número de crianças em escolas públicas e em classes comuns vem aumentando a cada ano. Por esse motivo, este trabalho se justifica por dois motivos: 1) pela necessidade cada vez maior de estudos na temática, mas, principalmente, pelo 2) contexto escolar pós-pandemia em que o ensino regular se encontra na atualidade.

Palavras-chave:

Neurolinguística. Ensino Infantil. Transtorno do Espectro Autista.

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Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

Artigos