34. Escritas do eu em tempos de caos: uma experiência de leitura e escrita nos anos finais do Ensino Fundamental II
Resumo
Este artigo apresenta um trabalho exitoso de leituras e escritas do eu desenvolvido com os alunos do 9º anos de uma escola pública estadual do município de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Nessa proposta, foram trabalhados os gêneros textuais diário pessoal, relato pessoal e carta pessoal na perspectiva de apresentar maneiras diversificadas de imprimir as experiências humanas, em tempos históricos marcados. Nesse contexto, para que os alunos pudessem compreender esses gêneros textuais como fenômenos literários e históricos, a obra “O Diário de Anne Frank” foi adotado nas aulas de leitura contemplando a reflexão sobre o contexto de produção. Relatos pessoais de jornalistas e notícias de jornal sobre o enfrentamento da pandemia de Covid-19 também foram analisadas e discutidas. O resultado desse trabalho foi a produção textual, de cada aluno do 9º ano, de uma página de um diário ficcional, um relato pessoal sobre suas vivências, experiências e sentimentos em relação ao atual momento histórico marcado pela pandemia de Covid-19 e uma carta pessoal para o “eu do futuro”. Esse trabalho embasou-se em Bourdieu (1996); Lejeune (2008); Cunha (2009) e outros autores.