57. O romance policial na construção da aprendizagem juvenil a partir da série Lupin

Autores

  • ALVES, Daise (UFNT)
  • MATEUS, Andrea Martins Lameirão (UFNT)
  • OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de (UFNT)

Resumo

     O artigo em questão é dedicado ao estudo da formação do conhecimento no ensino–aprendizagem formal de jovens, a partir da literatura criminal, tomando por objeto de estudo a série policial Lupin, lançada pela Netflix, em janeiro de 2021, com indicação de público-alvo a partir dos 16 anos de idade.  O objetivo deste artigo é analisar a relação do filme, classificado como pertencente ao gênero policial, com o texto literário, como instrumentos educativos na formação de jovens leitores, enquanto sujeitos em desenvolvimento. Após as pesquisas, verificou-se que o filme pode alcançar e estimular o gosto pela leitura, mostrando ao telespectador histórias de vida, vivências, diversidades temáticas e experiências subjetivas para com a literatura. O estudo foi realizado através da metodologia bibliográfica e documental, a partir de referências teóricas pertinentes à matéria, bem como da análise de série nos aspectos cultura digital, os multiletramentos e os novos letramentos.

Palavras-chave:

Aprendizagem. Ficção. Gênero Policial.

Downloads

Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

Artigos