60. Os quatro eixos de ensino em uma proposta de sequência didática com o gênero textual biografia romanceada

Autores

  • OLIVEIRA. Manuella Carvalho (UNEB)

Resumo

     Este artigo tem por objetivo discutir sobre o ensino–aprendizagem de língua materna nas aulas remotas durante o período pandêmico da Covid-19, a partir do compartilhamento de um projeto de letramento organizado em sequência didática com foco no gênero textual biografia romanceada que reuniu atividades síncronas e assíncronas com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II de um colégio da rede privada de ensino em Feira de Santana-BA no ano letivo de 2021. Dentre os principais objetivos de aprendizagem, destacou-se conhecer a história de Nelson Mandela, Malala Yousafzai e Martin Luther King Jr.; debater importantes questões políticas e sociais; conhecer as principais características do gênero biografia romanceada; empregar argumentos para defender um ponto de vista e identificar e empregar mecanismos de coesão textual. Para que esses objetivos fossem alcançados, foram utilizados como aporte teórico da Linguística Aplicada (LA), autores como Antunes (2003; 2005; 2009); Dionísio (2010); Koch (2018; 2020); Marcuschi (2008); dentre outros.

Palavras-chave:

Ensino–aprendizagem. Biografia romanceada. Sequência didática.

Downloads

Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

Artigos