08. Cordel à distância: construindo caminhos de abordagem no contexto da pandemia

Autores

  • SILVA, Thalyta Evelyn Generoso da (FFP-UERJ)
  • PINTO, Maria Isaura Rodrigues (FFP-UERJ)

Resumo

     Desde o ano de 2020, educadores de todo o mundo precisaram redimensionar seus métodos de ensino de modo a sintonizá-los com um novo cenário de pandemia e distanciamento social. Os procedimentos adotados para o ensino atualmente incluem como protagonista a tecnologia moderna, através da qual viabilizam-se práticas pedagógicas no formato remoto. No presente artigo, descreve-se como o projeto de extensão universitária “Leitura na CORDELTECA da FFP”, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tem adaptado suas atividades, antes presenciais, ao momento atual, apropriando-se das ferramentas que a contemporaneidade oferece. Antes disso, no entanto, o trabalho apresenta ao leitor o projeto, seus objetivos e metas principais, para, então, mostrar como as atividades foram repensadas. Para tanto, são citadas algumas propostas concretizadas durante a pandemia do Covid-19, como a elaboração de um caderno didático digital sobre a literatura de cordel e a publicação de um e-book com poemas inéditos de dezesseis cordelistas acerca das vivências no contexto atual.

Palavras-chave:

Cordel. Digital. Ensino.

Downloads

Publicado

16-08-2022

Edição

Seção

Artigos