03. A diversidade das Tecnologias Assistivas e do Letramento Digital como suporte educativo para os discentes do curso superior com deficiência visual (DV)

Autores

  • TAMY, Nathália Rosalino (UENF)
  • CORRÊA, Jackeline Barcelos (UENF)
  • QUINTINO, Amaro Sebastião de Souza (UENF)

Resumo

     A presente pesquisa apresenta conceitos sobre a temática da Educação Especial no Ensino Superior, a partir do letramento digital e o uso das Tecnologias Assistivas (TA), como suporte na educação dos discentes com Deficiência Visual (DV). O letramento digital considera a multiplicidade de diversas linguagens, que são importantes para a sociedade contemporânea. O objetivo da proposta é abordar conceitos teóricos e metodológicos e aplicações práticas sobre a temática supracitada. A problemática em pauta está na falta de acessibilidade e políticas públicas que favoreçam de fato os discentes graduandos DVs, que não têm acesso aos aparelhos tecnológicos para atender as especificidades. Metodologicamente a pesquisa vai tecer considerações sobre os conceitos a partir dos estudos bibliográficos e artigos científicos das plataformas google acadêmico, Scielo, Scopus, entre outros. Como resultado da pesquisa constatou-se que existem Tecnologias Assistivas que ainda são desconhecidas e precisam ser divulgadas para a Educação Superior de maneira mais efetiva, para que os professores e alunos tomem conhecimento sobre os seus usos de maneira adequada. Considera-se que cabe ao poder público a responsabilidade de proporcionar e assegurar recursos financeiros e estruturais às instituições de Ensino Superior, viabilizando a possibilidade de adaptar métodos pedagógicos e materiais de ensino, de acordo com as especificidades de cada estudante. Nessa perspectiva, é necessário compreender a diversidade humana como um desafio que se apresenta nas relações interpessoais de inclusão social e educacional, que ancorados em oposições como normalidades e anormalidades privam os sujeitos de participarem de um ensino comum e uma educação mais inclusiva.

Downloads

Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos