110. Letramento linguístico de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental: aspectos pedagógicos
Resumo
Neste estudo bibliográfico descritivo-explicativo, faremos uma reflexão sobre as contribuições da Pedagogia para a alfabetização de crianças à luz dos estudos de Paulo Freire: Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (1996), Pedagogia do oprimido (2005), A importância do ato de ler (2009) entre outros; e das discussões promovidas por Magda Soares em seu artigo: Letramento e Alfabetização: as muitas facetas (2004), enfatizando aspectos teóricos, práticos e discutindo as dificuldades inerentes ao processo de aquisição da língua portuguesa, as quais refletem diretamente na leitura e na escrita das crianças, e justificam por qual razão as crianças brasileiras leem e escrevem mal. Para tanto, refletiremos à luz de Freire sobre as relações educadores e educandos e as condições inerentes à tarefa de educar com autonomia, sobre a linguagem e o poder de conhecimento que o domínio da palavra proporciona, considerando que a leitura de mundo vem antes da leitura da palavra, sendo condição para a prática de uma leitura crítica desde a alfabetização. E à luz de Soares refletiremos sobre os conceitos de Alfabetização e Letramento, as verdadeiras causas do fracasso do processo de alfabetização no Brasil e por que nossas estatísticas sobre o analfabetismo e sobre o baixo desempenho escolar, nos primeiros ciclos do ensino fundamental, são tão preocupantes. A apresentação e discussão dos aspectos pedagógicos, teóricos e práticos, serão os fundamentos para a alfabetização com foco no letramento de crianças. Tais aspectos também servirão de fundamento para defendermos que somente profissionais devidamente qualificados devem trabalhar nos anos iniciais com a alfabetização, isto é, somente licenciados em língua portuguesa com sólida formação pedagógica devem ensinar linguagem às crianças, ou licenciados em Pedagogia oriundos de cursos que contenham disciplinas linguísticas em sua grande curricular, a fim de promoverem de forma correta e efetiva o primeiro contato da criança com a mundo das letras, o que vai impactar positivamente em toda a sua vida estudantil.