11. Narrativas de aprendizagem de inglês de professores em formação inicial: crenças, métodos e abordagens
Resumo
O presente estudo buscou verificar características relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem de língua inglesa de professores em formação inicial de um curso de Letras por meio de pesquisa com narrativas de aprendizagem. Esse tipo de estudo, segundo Barcelos (2020), caracteriza-se pela utilização de narrativas em pesquisas qualitativas como um dos instrumentos de coleta de dados. As narrativas aqui analisadas foram coletadas durante o primeiro semestre de 2022, nas aulas de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira. Os participantes eram acadêmicos das fases finais do curso e a escrita da narrativa foi uma das avaliações propostas para compor a média final. Ao analisar as histórias contadas pelos participantes, ficam evidentes as crenças e as percepções que cada um têm sobre o processo de ensinar e aprender inglês. Muitas vezes, essas crenças estão relacionadas a experiências negativas, como aulas tediosas, repetitivas ou com foco apenas em pontos gramaticais, deixando de lado as habilidades orais, por exemplo. Há também os aspectos positivos, tais como o uso de músicas ou atividades interativas em duplas, trios ou grupos, trechos de filmes ou séries, dentre outros.