04. Análise fonológica comparada de três línguas neolatinas

Autores

  • LIMA, Ariel Montes (UFMT)

Resumo

     Com o presente trabalho buscou-se compreender como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) conceitua “o eu, o outro e o nós” enquanto campo de experiências para o trabalho com a educação infantil, no que se refere à relação eu/outro e a partir da concepção de linguagem que o documento assume, ou seja, a partir da linguagem de orientação enunciativo-discursiva. O estudo adota como aporte teórico e metodológico o dialogismo do círculo de Bakhtin e releituras. Essa perspectiva entende que a produção de sentidos ocorre no diálogo entre múltiplos discursos, que o discurso do sujeito sempre se encontra com o discurso de outrem, e que é por meio do discurso que esse sujeito se posiciona perante si (o eu para mim) e perante outros (o eu para o outro e o outro para mim). A análise desenvolvida mostra que o texto da Base considera a interação como espaço em que as crianças constroem seu ponto de vista, percebem e compreendem o dos outros, assim, reforça a importância do diálogo como espaço de constituição dos sujeitos.  Embora o termo alteridade não apareça, é essa noção que está colocada no cerne da definição dada ao campo de experiência em questão.

Palavras-chave:

Alteridade. Dialogismo. Educação infantil.

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Publicado

05-05-2024

Edição

Seção

Artigos