16. Uma intervenção semiótico-pragmatista e visual em artes sígnicas do livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • SILVA NETO, Antonio Cilírio da (UEMA)
  • SANTOS, Daniela Furtado dos (UEMA)
  • RAMOS, Tatiana Thays Ramos (UEMA)

Resumo

     Este trabalho analisa as obras de arte à luz da teoria semiótico-pragmatista para que se compreenda os códigos de leitura referentes à linguagem, como o símbolo, o índice e o ícone no livro didático do 9º ano do ensino fundamental. O livro didático está introduzido na categoria de materiais ou recursos pedagógicos dotados do importante papel de planificar, desenvolver e avaliar um determinado conteúdo. As imagens selecionadas do livro serviram como objeto de análise. As imagens, assim como as palavras, possuem um grande potencial semiótico, sendo detentores de uma excelente eficácia comunicativa. Considerou-se, portanto, que artes visuais em livros didáticos não servem apenas como itens decorativos ou como ilustração do texto verbal. A própria imagem é fonte de informação, chegando a ser, em alguns casos, mais eficiente que o texto em si. As artes visuais proporcionam não só uma compreensão do que seja dito, elas contribuem para ampliação do conhecimento de professores e alunos.

Palavras-chave:

Pragmatismo. Imagens. Livro didático.

Palavras-chave:

Pragmatismo. Imagens. Livro didático.

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Publicado

15-09-2024

Edição

Seção

Artigos