02. A juventude nos textos oficiais do Ensino Médio no Amazonas
Resumo
Este artigo pretende, com base no conceito de juventude enquanto categoria social de Mannheim, por meio da análise documental e bibliográfica, analisar o conceito de juventude que embasa a Proposta Curricular de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino, 2012, em Manaus- AM e o Plano de Ensino de Língua Portuguesa, da Coordenadoria Regional de Educação de Manacapuru – AM/SEDUC-2019, buscando entender que conceito de juventude está presente nesses documentos que normatizam o ensino da área de Linguagens e suas tecnologias no Ensino Médio. A escolha desses dois documentos se deu em virtude de serem os documentos oficiais tidos como base para os professores dessa área na capital, Manaus, e no interior, como exemplo Manacapuru, formularem sua matriz curricular e práticas pedagógicas para a etapa final da Educação Básica. A leitura preliminar aponta que a visão de juventude presente nos referidos documentos é a positivista, que pensa o jovem estudante do ponto de biológico e psíquico, apesar de um discurso com ênfase na valorização da sua história de vida e projetos futuros.