09. Letramento acadêmico: Uma análise da escrita de alunos ingressantes no Curso de Letras

Autores

  • SILVA, Girllaine dos Santos (UFAL)

Resumo

     Com o objetivo de contribuir com as discussões sobre letramento acadêmico, visa-se, neste trabalho, analisar o modo como quatro alunos do primeiro semestre do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas apropriam-se da escrita. O critério de escolha dos alunos foi a classificação deles na lista de aprovados divulgada pelo ENEM, estabelecendo um contraponto entre os dois alunos que ficaram nos primeiros lugares com os dois que ficaram nos últimos lugares nessa lista. Além da análise de textos escritos, também foram considerados dados coletados em um questionário de caracterização aplicado com os alunos. Para fundamentar a análise, foram adotadas discussões de Batista et al (2007), Binsfeld (2006), Kleiman (1995; 2005-2010; 2013), Soares (2006; 2013), no que se refere à definição do termo letramento e a diferenciação entre letramento e alfabetização; e as reflexões de Fiad (2013; 2014), Fischer (2011), Marinho (2010), Oliveira (2013), Rojo (2007), Santos (2007), Zavala (2010), sobre o letramento acadêmico. O corpus desta pesquisa foi composto por oito produções de textos (primeira versão e reescrita) que foram coletadas na disciplina Leitura e Produção de textos e o questionário preenchido pelos quatro participantes. A partir da análise, constatou-se que o questionário justifica a escrita dos alunos, uma vez que, aqueles que estudaram em escolas particulares ocuparam os primeiros lugares e atenderam melhor as propostas solicitadas pela professora, enquanto os que estudaram em escolas públicas ocuparam os últimos lugares na lista e apresentaram mais dificuldades.

Palavras-chave:

Letramento acadêmico. Alunos de Letras. Escrita de textos.

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Publicado

15-09-2024

Edição

Seção

Artigos