214. Práticas pedagógicas de alfabetização e letramento em uma escola municipal bilíngue para surdos

Autores

  • MESQUITA, Zanado Pavão Sousa (UEMASUL)
  • CARVALHO, Dayane Pereira Barroso de (UEMASUL)
  • SILVA, Maria da Guia Taveiro (UEMASUL)

Resumo

     A educação bilíngue para surdos é um direito linguístico adquirido pelo povo surdo, a partir de lutas travadas por décadas no Brasil. No contexto do bilinguismos – duas línguas envolvidas na educação de surdos – LIBRAS e língua portuguesa (normalmente na modalidade escrita) se faz necessário compreender como se dá as práticas pedagógicas no que diz respeito à alfabetização e ao letramento, das línguas envolvidas e como essas práticas contribuem para que a leitura e a escrita desses alunos sejam solidificadas desde a tenra idade. Com isso, esse trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento de alunos surdos em uma escola municipal bilíngue para surdos da cidade de Imperatriz-MA. Como metodologia, este estudo é qualitativo de abordagem etnográfico. Como instrumento de construção de dados utilizaram-se o diário de bordo e entrevistas semiestruturadas a professores da escola. Para fundamentar o trabalho têm-se autores da alfabetização geral e autores dos estudos surdos, sendo eles Botelho (2013), Fernandes (2006), Koch e Elias (2008), Soares (2003; 2005), e Strobel (2008), entre outros. A relevância deste estudo se dá pela compreensão dos aspectos envolvidos na alfabetização e letramentos de surdos haja vista suas especificidades linguísticas e culturais no que tangue às adaptações curriculares. Assim, ele poderá contribuir para e na educação do povo surdo.

Palavras-chave:

Escrita. Leitura. Adaptações curriculares.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos