190. Oralidade, leitura e produçao de textos escritos na língua espanhola: sequência didática do gênero contos através de aulas virtuais

Autores

  • SILVA, Teresinha Fernandes da (UERR)
  • RAMÍREZ, Iris Anita Fabián (UERR)

Resumo

     Este trabalho foi uma proposta de intervenção numa escola estadual da cidade de Boa Vista-Roraima. As atividades serão desenvolvidas através de recursos virtuais e tem como objetivo proporcionar aos alunos do Ensino Médio a se expressar com desenvoltura na oralidade, na leitura e na produção de textos escritos de contos na língua espanhola. Tendo em vista, a não importância do estudo da língua espanhola por este seguimento de jovens desta unidade escolar, além de conduzir este público para refletir sobre a leitura como prática social, no sentido de ampliar o conhecimento linguístico e cultural do idioma. As atividades foram desenvolvidas com alunos do primeiro ano de quatro turmas, turno vespertino. O suporte teórico de sustentação desta oficina foi alicerçado nos estudos de Bruno (2010), Vagens (2010), Castela ([s.d.]) e outros. A metodologia proposta consiste numa sequencia didática de leitura de contos por aulas virtuais, através do recurso tecnológico Google Meet, pela Plataforma da escola e por cópias de textos para os alunos com dificuldades de acesso às tecnologias, tendo em vista, a Pandemia do Coronavírus que impôs a necessidade de medidas de isolamento social. As atividades se orientam na abordagem interacionista e o texto selecionado foi do gênero contos com o título “Diminuto, el perrito que no queria crecer”, da escritora argentina Liana Castello. A avaliação será contínua observando o desempenho dos alunos em todas as fases do processo, além, da produção de textos escritos.

Palavras-chave:

Leitura. Oralidade. Produção de textos.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos