167. O ensino de Língua Portuguesa para alunos venezuelanos: um olhar sobre as práticas educativas
Resumo
Ocorre em Roraima, desde o ano de 2015, um intenso crescimento no número de imigrantes venezuelanos, fato que se reflete no sistema educacional, já que as crianças imigrantes precisam ser inseridas no ambiente escolar. Isso, porém, origina um novo desafio em um processo naturalmente desafiador: como ensinar a língua portuguesa para alunos que não a possuem como língua materna e que, muitas vezes, têm o primeiro contato com a LP ao adentrar a sala de aula? Partindo dessa questão, esse estudo tem como principal objetivo analisar as práticas de ensino adotadas nas aulas de LP para alunos venezuelanos matriculados no 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Boa Vista-RR. Os dados da pesquisa foram coletados através de observações de aulas de LP e questionários aplicados aos docentes de Língua Portuguesa das turmas observadas, tendo sido analisados de forma qualitativa. Como embasamento teórico, utilizamos os textos de Antunes (2003), Cagliari (2009), Baralo (1999) e Zambrano (2019), além dos PCNs (1998) e do DCRR (2019). Como resultados percebemos que as professoras estão preocupadas em promover uma metodologia interativa que auxilie o aluno venezuelano, tanto no aprendizado como na socialização com os demais estudantes.