162. O direito à Literatura: um relato de experiência sobre o projeto “Remição da pena pela leitura” em uma unidade prisional masculina de Campos dos Goytacaze
Resumo
O presente estudo consistiu em abordar práticas de incentivo à leitura por meio de uma abordagem de intervenção. Para desenvolver tal estudo, a ênfase foi na literatura como elemento de humanização no contexto de uma unidade prisional masculina, no município de Campos dos Goytacazes-RJ, com o projeto intitulado Leitura que Liberta: remição da pena pela leitura. O trabalho de natureza qualitativa e descritiva, por meio de um relato de experiência, teve como aporte teórico as contribuições de Candido (2019), Freire (2005), Foucault (1999), dentre outros teóricos que percebem a educação como uma das formas de garantir a dignidade da pessoa humana e a maneira mais eficaz de integração do indivíduo à sociedade. Dessa forma, acreditamos que projetos como este, em unidades prisionais, podem influenciar na adoção de medidas em prol de políticas de cidadania, como também proporcionar momentos de leitura como ferramenta de transformação pessoal.