133. Interferência linguística em produções textuais e processo avaliativo de alunos venezuelanos do 8° ano de uma escola pública de Boa Vista-RR”

Autores

  • LIMA, Francinete de Sousa (UERR)

Resumo

     Este artigo tem o objetivo de descrever as interferências linguísticas nas produções textuais em textos em língua portuguesa de alunos venezuelanos de uma turma de 8° ano em uma escola pública de Boa Vista-RR, como também discutir a perspectiva do professor sobre processo de avaliação desses alunos nativos da língua espanhola, levando em consideração o contexto de imigração e o contato linguístico. Os dados são provenientes da aplicação de um questionário à professora e de textos dos alunos venezuelanos produzidos em sala de aula. Utilizamos teorias da área da Sociolinguística com base em autores como Antunes (2003), Bortoni-Ricardo (2009), Mota (2014), Almeida Filho (1993) entre outros. Como resultado, observamos que as interferências linguísticas acontecem em grande maioria, em nível ortográfico e que não há distinção do professor no processo avaliativo de venezuelanos e brasileiros, isso se deve ao nível avançado da escrita dos alunos venezuelanos.

Palavras-chave:

Interferência linguística. Produção textual. Ensino de língua.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos