72. As relações entre as formas de ensinar alunos brasileiros e venezuelanos em uma escolamunicipal de Boa Vista-RR

Autores

  • DAMACENO, Regina Moura (UEER)

Resumo

     O presente trabalho visa entender, na prática, quais são as medidas tomadas para uma flexibilidade curricular e social, especificamente para a aprendizagem da Língua Portuguesa, nas turmas de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal. Foram traçados os objetivos: identificar as estratégias utilizadas pelos professores que levam os alunos a compreender a Língua Portuguesa e adaptar-se à sua nova vida escolar e cultural; esboçar as possíveis flexibilizações curriculares instituídas na escola; descrever o processo de ensino e aprendizagem dos alunos venezuelanos.  A pesquisa está respaldada em autores como: Fairclough (2008), Giddens (2008) e Tomazi (2010). O método utilizado foi de pesquisa de campo, de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, conforme Gil (2008) e Lakatos (2011). Foram sujeitos do estudo, dois coordenadores pedagógicos e três professores das turmas regulares envolvidas na pesquisa. O estudo evidenciou que a socialização da criança imigrante é importante, para que haja adaptação e aprendizagem significativa e proveitosa. Constatou-se que são as crianças que procuram acompanhar de forma significativa todo o processo, dedicando-se com vontade de realmente aprender. No entanto, a escola necessita ainda que os currículos e as estratégias de ensino sejam mais flexíveis ao novo contexto e valorizem a cultura dos sujeitos aprendentes.

Palavras-chave:

Imigração. Socialização. Flexibilização do Currículo.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos