01. A aula prática como ferramenta pedagógica na educação básica, com ênfase no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão da literatura

Autores

  • SILVA, Luciana de Oliveira (UENF)
  • SALES, Roberta Aparecida de (UENF)
  • ANJOS, Enderson Tadeu de Assis dos (UENF)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as potencialidades e limitações na realização de aulas práticas no ensino de Ciências/Biologia. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica. A busca foi realizada no banco de dados Google Acadêmico, usando as combinações específicas “aula”, “prática” e “biologia” e “aula”, “prática” e “ciências”. Após uma primeira triagem, foram selecionados sete artigos, já em uma segunda triagem foram selecionados mais três, totalizando dez artigos. Os trabalhos analisados destacam a importância da aula prática no ensino de Ciências/Biologia na educação, proporcionando a interação entre o aluno e professor permitindo que o processo de ensino/aprendizagem aconteça através de um apanhando geral do conhecimento prévio dos alunos; gerando motivação; despertando seu interesse pela disciplina e conteúdos estudados; bem como permitindo seu desenvolvimento e capacidade de compreensão.

Palavras-chave:

Aula prática. Ferramenta Pedagógica. Ensino de Biologia.

Downloads

Publicado

02-06-2021

Edição

Seção

Artigos