01. A ideologia em campanhas publicitárias de cosméticos: uma perspectiva da análise crítica do discurso
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar algumas propagandas publicitárias de cosméticos voltadas para o público feminino. Os anúncios foram produzidos ao longo dos séculos XX e XXI e discutidos sob a perspectiva da análise crítica do discurso (ACD). Com isso, será demonstrado como as relações de poder permeiam o discurso publicitário em questão a partir do momento em que este tenta manter sua hegemonia na sociedade e no seu grupo alvo, neste caso, as mulheres. A partir do corpus compilado, a análise do mesmo fora feita com base no esquema tridimensional da análise crítica do discurso proposto por Norman Fairclough (1997), que contempla: texto, prática discursiva e práticasocial. Também foi usada a teoria da representação visual dos atores sociais de Theo van Leeuween (2008) que propõe analisar como os atores sociais são representados pela mídia e como relações de poder e técnicas persuasivas podem estar disfarçados em textosmidiáticos. Em contraponto, também foi selecionado um corpus da “campanha pela real beleza” produzida pela marca de produtos de beleza Dove que a princípio parece ir de encontro aos preceitos ideológicos de tudo que fora produzido até o início deste século no gênero em questão. No entanto, embora esta última campanha carregue uma ideologia libertária e emancipadora em si, ela também cria novas ideologias também. Com isso, as mulheres podem vir a possuir mais opções de escolhas e não mais estarem subjugadas a um único padrão de beleza imposto pela sociedade, mas também esta “cisão” dá opções às mulheres de romperem com o padrão hegemônico em vigor e encontrarem novas formas de identificação ideológica e bem-estar.