03. A variação linguística em sala de aula e o ensino de língua materna

Autores

  • SILVA, Raniere Nunes da (UEMASUL)
  • LIMA, Matheus Carvalho (UEMASUL)

Resumo

     As variações linguísticas presentes na fala dos indivíduos advêm da forma como eles se relacionam levando em consideração questões socioculturais que permeiam a realidade de cada um. Os desvios da norma culta são comuns entre os falantes de classes menos favorecidas, entende-se que é na sala de aula que as reflexões sobre essas questões devem ser discutidas a fim de se evitar o preconceito linguístico entre os falantes. O objetivo deste estudo é discutir questões sobre variação linguística, desvios da norma culta, preconceito linguístico, trazendo essas reflexões para o contexto escolar, visto que os alunos trazem consigo uma cultura predominantemente oral, podendo ser identificada e refletida. Trata-se de uma pesquisa inteiramente bibliográfica tendo como base autores como, Stella Maris Bertoni-Ricardo (2004), Magda Becker Soares (2017), Luiz Carlos Cagliari (2009), Marcos Bagno (2003), bem como, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Assim, é importante destacar para a comunidade de alunos que embora exista um padrão a ser seguido tanto para a fala quanto para a escrita, não se pode diminuir ou tratar com indiferença os desvios que trazemos conosco resultante de nossa cultura de vida. Sendo assim, acredita-se que quanto mais os professores estiverem cientes das variações linguísticas e empenhados em entender o porquê de alunos apresentarem ou não desvios na escrita e na fala, questões de preconceitos linguísticos em sala de aula serão mais facilmente combatidos.

Palavras-chave:

Ensino. Preconceito linguístico. Variação linguística.

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Publicado

05-05-2020

Edição

Seção

Artigos