192. Produção de materiais didáticos para aulas de Português como língua de acolhimento no Neppe-UEMS
Resumo
Este artigo tem como objetivo discorrer acerca da produção de material didático para aulas de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) no âmbito do Núcleo de Ensino e Pesquisa de Português para Estrangeiros da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Neppe-UEMS). O conceito de PLAc é pautado no ensino de língua portuguesa a imigrantes e refugiados adultos em situação de vulnerabilidade, que necessitam do idioma para fins de integração à nova sociedade. Dessa forma, os materiais didáticos utilizados com esse público devem atender às suas necessidades mais urgentes, fazendo com que o aprendiz possa lançar mão dessa ferramenta na sua busca por melhores condições de vida. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e cunho interpretativista-exploratório, uma vez que a área de PLAc é recente no Brasil e carece de estudos mais aprofundados. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado e observação das aulas durante o primeiro semestre de 2019. Foi possível perceber que os materiais didáticos produzidos e utilizados com as turmas de PLAc cumprem seu papel de integrar o imigrante e o refugiado à comunidade, além de dar voz a esse público nos setores que compõem a vida em sociedade.